A vaca que manteve o Shabat

Há muitos anos atrás, vivia um homem santo que tinha uma vaca. Todas as manhãs ele se levantava para rezar e depois tomar café da manhã. Após o café, ele tlevou a vaca para o campo para arar o solo, tornando o chão macio para que ele pudesse juntar sementes para cultivar trigo. Ele fez isso todos os dias da semana, mas no Shabat o homem descansou do trabalho, assim como a vaca, a Torá diz “você deve trabalhar seis dias e  no sétimo dia você, seus bois e seus burros devem descansar”.

Depois de muitos anos, este homem santo ficou pobre. Era difícil para ele providenciar algo para si. De vez em quando, ele levava algo de sua casa e tentava vender para comprar comida para não morrer de fome. Um dia, ele não tinha mais nada para vender, além da vaca. Isso causou grande dor, mas ele não teve escolha. Ele vendeu para seu vizinho não-judeu.

No domingo, o vizinho amarrou a vaca ao arado e a vaca fez um trabalho incrível. “Uau, que vaca incrível meu vizinho me vendeu! Que bom negócio! “O vizinho disse a si mesmo que estava muito satisfeito com a vaca que comprou do homem santo. Ele fez o mesmo na segunda-feira, terça-feira e todos os dias até Shabat. No Shabat, ele a amarrou ao arado, mas ela simplesmente se deitou e não se moveu! “Ei! Você! Levante-se! Temos trabalho para fazer !! A vaca abriu seus grandes olhos, olhou para o dono e soltou um grande ''mooooooooooo''! O proprietário até pegou uma vara e começou a bater nela para que se levantasse, mas ela simplesmente não queria e soltou outro ''moooooooo''!

O vizinho estava furioso e correu para o seu santo vizinho para se queixar. O homem santo o recebeu graciosamente; “Como posso ajudá-lo?” Ele perguntou. “Você me vendeu uma vaca ruim!” O vizinho gentio reclamou. “Como a vaca é ruim? O que ela fez? “, Perguntou o homem santo. O homem respondeu: “Fica sob o chão e não faz nada! Eu quero o meu dinheiro de volta! “O homem santo ficou intrigado. Ela sempre trabalhou para mim, ela era uma grande trabalhadora … e nunca causou problemas! “O gentio disse:” Venha ver por si mesmo! “
 

O homem santo veio e viu por si mesmo que a vaca estava sentada ali e ela se recusava a se levantar. O homem santo perguntou: “Mas ela trabalhou antes de hoje, certo?” “Sim, ela fez, ela era ótima”, disse o gentio. “Certo, não se preocupe, eu vou ter certeza de que ela vai começar a trabalhar para você imediatamente”, disse o homem santo. Ele foi até a vaca e sussurrou em seu ouvido: “Até esta semana você pertencia a mim e você tinha que manter Shabat. Mas agora você pertence a este vizinho gentio e você não precisa mais manter o Shabat! Então eu peço que você ouça seu novo dono e faça o que ele diz! “A vaca de repente esticou as pernas e levantou-se pronta para ir trabalhar.

O dono gentio ficou com medo. “O que você disse a ela foi um feitiço mágico?”, perguntou o gentio ao homem santo. Tenho medo que na próxima semana que ela não vá querer voltar a trabalhar! “O santo respondeu:” Não se preocupe, não fiz nenhuma magia. Eu apenas expliquei gentilmente para ela que, quando eu era seu dono, ela tinha que manter o Shabat, mas agora que você é dono dela, ela não precisa mais manter Shabat e pode começar a trabalhar … “

Este vizinho gentio ficou impressionado. “Como pode ser que uma vaca entenda o que é Shabat e eu não? Meu cérebro é menor do que o dela? Este homem se converteu ao judaísmo e tornou-se um grande sábio chamado Yohanan ben Turta, 'Johanan, filho da vaca', porque a vaca que o despertou para procurar a verdade do judaísmo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Articles

Back to top button