Articles

O Trecho Diário, Parashat Vayetzeh

Feliz pós-eleições. Eis uma ideia que poderia dar um pouco de proporção, essa manhã, aos perdedores das eleições, aos vencedores, aos conselheiros e a todos nós. No maravilhoso novo livro “Shabat Shalom Chani”, foram reunidas as idéias de Hani Weinroth Z”L sobre a parashá da semana. Nessa semana, é citado o famoso versículo dito por Yaakov Avinu: אִם יִהְיֶה אֱלֹוקים עִמָּדִי וּשְׁמָרַנִי בַּדֶּרֶךְ הַזֶּה אֲשֶׁר אָנֹכִי הוֹלֵךְ, וְנָתַן לִי לֶחֶם לֶאֱכֹל וּבֶגֶד לִלְבֹּשׁ. “Se D’s estiver comigo e me guardar por esse caminho que andarei, e me der pão para comer e roupa para vestir (…)”
Sobre isso escreve Hani: Por quê é necessário dizer “pão para comer e roupa para vestir”? Não está claro que o pão serve para comer e que roupas servem para serem vestidas?
Bem, isso não é tão óbvio assim. O que dizer se eu tivesse mil roupas no armário, mas estivesse internado, usando o pijama do hospital? E se eu tivesse toda a comida do mundo, mas sofresse de náusea após o tratamento, no que isso me ajudaria? É isso que Yaakov realmente diz: abençoe-me com pão para comer e roupa para vestir. É um chamado para que prestemos atenção. Não é algo garantido ou óbvio que você tenha pão e possa comê-lo, que você tenha roupa e também possa usá-la. Algumas pessoas têm tudo, mas sentem que não têm nada. Enxergar o que você tem e poder aproveitar – isso é uma bênção.
Tags

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Related Articles

Back to top button
Close
Close