Você não vai acreditar onde está sendo construído um primeiro MIKVÉ.

No extremo Oriente da Rússia, na cidade Birobiz'an, está acontecendo atualmente a construção do primeiro MIVÉ luxuoso, para servir a comunidade judaica da cidade.

O Mikvé, está sendo construído como uma parte da comemoração de 20 anos da renovação da comunidade judaica na região.

A cidade Birobiz'an, também conhecida como a “Cidade do iídiche, previamente estabelecida pelo líder ditator Stalin que queria expulsar os judeus da Rússia, fica numa distância de um vôo de 9 horas de Moscou, a capital da Rússia.

Até agora, os judeus da cidade foram forçados a ir para o mikvé e viajar para a cidade de Khabarovsk, uma distância de cerca de 200 km e Birobiz'an – Onde fica o MIKVÉ mais próximo a cidade. Devido a isso, para muitas famílias era muito difícil manter as leis de pureza famíliar, infelizmente.

Quem está administrando a obra e a construção desse um Mikvé, é o rabino Eliyahu Reese, nascido em Birobiz'an. Ele se formou em Moscou, e mais tarde também em Israel.

O Rabino Rees é conhecido na cidade fazendo muito “Kirov” (aproximação), e já ajudou muitas famílias na região a se reaproximar  da Torá e mitsvot. Ele  começou a construção desse Mikvé, graças ao rabino-chefe da Rússia, Berel Lazar, que recentemente se reuniu com o Governador Provincial de Birobiz'an, e lhe pediu para fornecer uma área para a comunidade judaica, para a construção de um MIKVÉ  – que acedeu ao pedido positivamente e forneceu-lhes um terreno no centro da cidade.

Agora está sendo construído com mais força por dezenas de trabalhadores. Pelo projeto, o Mikvé é esperado para ser o mais luxuoso no leste da Rússia, e servir milhares judeus na cidade.

Tags

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Related Articles

Back to top button
Close
Close