Articles

Pense antes de agir, as recompensas são dobradas

Em sua coluna semanal de Yate Ne'eman, o rabino Shmuel Baruch Genuth explica o poder que o pensamento e o foco podem ter em nossas ações e mitzvot.
 
“Um estudo fascinante publicado recentemente nos mostra algo poderoso”, escreve o rabino Genuth. “Pesquisadores acompanharam 80 camareiras de hotel e faxineiros. 40 trabalhadores entraram em uma sala onde instrutores de fitness lhes disseram que seu trabalho físico duro os ajudaria a manter a boa forma física. O esforço físico de limpar dezenas de quartos por dia levaria a uma melhora significativa. em sua saúde, como redução de calorias, resistência cardiorrespiratória e diminuição da pressão arterial. O segundo grupo de 40 trabalhadores não ouviu essa informação. Os fatos não foram explicados a eles. ”
 
“Um mês depois, todos os 80 trabalhadores da limpeza foram examinados, e descobriu-se que os 40 trabalhadores que ouviram que seu trabalho os ajudava a melhorar sua saúde, na verdade, melhoraram a pressão arterial e melhoraram a saúde, enquanto os outros 40 trabalhadores do hotel não o fizeram.
 
“Os pesquisadores chegaram a uma conclusão simples: duas pessoas podem fazer a mesma coisa, mas colocar a intenção e o pensamento em uma tarefa pode mudar tudo, não apenas emocionalmente, mas também fisicamente”, explica o rabino Genuth.
 
O rabino Genuth cita a Mishna Berurah em Hilchot Shabat: “Ao comprar comida para o Shabat, é bom dizer que tudo o que você compra é por causa do Shabat, porque a fala faz muito no reino da santidade”. Em outras palavras, dois Judeus podem ir à loja e comprar a mesma lista de produtos, ambos compraram Chalá, vinho e produtos para as refeições do Shabat, mas um deles focou e disse: “Estou comprando isso em honra ao santo sábado” e seu discurso faz um ótimo trabalho no reino da santidade, porque a intenção em seu ato mudou toda a compra.
 
O rabino Genuth cita o Tratado Shabat, que cita o verso em Provérbios: “Ouça que falarei com os governadores”. A Guemará pergunta: “Por que as palavras da Torá são comparadas a um governador, para lhe dizer: assim como um governador pode matar ou dar vida, assim também as palavras da Torá podem matar ou dar vida. Como disse Rava, “aqueles que aprendem a Torá com a mão direita acharão que a Torá é um elixir da vida. Aqueles que aprenderem a Torá com a sua esquerda descobrirão que é um veneno mortal ”.
 
Rashi explica: “A mão direita significa aqueles que aprendem com todas as suas forças, preocupando-se em conhecer seu segredo como uma pessoa usando sua mão direita, que é sua principal mão.” Duas pessoas levam a sério o aprendizado da Torá, todo o seu poder, mas um está emocionalmente preocupado em ter que conhecer seus segredos e profundidade.Ele está usando sua “mão direita” por todo o caminho. Ele é elevado acima e além do que não é focado emocionalmente.
 
O rabino Genuth pergunta “O que há de tão especial nele? E ele responde:” A preocupação, o sentimento dentro dele de que, se ele não conhece os segredos da Torá, sua vida não é vida. “
 
O Rabino Genuth conclui: “Nós contamos o Omer todas as noites, mas nossa contagem de Omer será muito mais poderosa e a recompensa dobrará se dedicarmos um minuto para nos concentrarmos e pensarmos que estamos prestes a contar os dias para aquele grande dia em que receberemos a Torá. Sem a Torá e as mitsvot, nós éramos meros mortais e agora, com a Torá, somos elevados acima de todas as nações e línguas, sagradas e elevadas. Alguns momentos de reflexão e premeditação – e nos transformamos em pessoas diferentes ”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Articles

Back to top button