Salvo da toca do leão

Rabi Chaim Ben Attar, o Or HaChaim, era um sábio muito prudente que morava em Marrocos antes de se mudar para Jerusalém. Quando ele morava em Marrocos, ele fazia o seu sustento sendo um ourives, fazendo coisas lindas em ouro e prata. Uma vez, o rei enviou seus servos com uma oferta de ouro e eles lhe disseram: “O rei soube que você é o maior especialista neste campo e quer que você faça uma jóia bordada de ouro pois haverá o casamento de sua filha. Você terá 10 dias para completar.” Os criados deixaram o ouro na mesa, viraram-se e partiram.

O Or HaChaim foi estudar e, em sua profunda concentração, ele logo se esqueceu do ouro na mesa de sua loja e também o trabalho completamente. No final de 10 dias, os servos do rei vieram pegar o trabalho acabado. O rabino disse que ainda não havia começado. Os servos imediatamente correram para o rei para informá-lo de que o rabino era muito grosseiro com o rei e se rebelava contra ele, porque ele nem sequer começou a fazer o ornamento que o rei pedia. O rei recebeu este relatório sobre o rabino rude e imediatamente decretou que o rabino deveria ser jogado na toca do leão como qualquer rebelde comum contra o rei.

Os soldados do rei vieram levar o Or HaChaim para a cova do leão para obter o seu castigo legítimo. Quando eles chegaram, o rabino pediu para pegar seu Livro de Salmos e usar seu Talit e Tefilin. Os soldados riram dele e disseram que ele iria morrer lá, mas eles deixaram ele fazer o que havia pedido. Os mensageiros do rei estavam a caminho de jogar o rabino na toca do leão e, mesmo de longe, quando ouviram o rugido dos leões eles estremeceram com medo. O Or HaChaim, por outro lado, ficou calmo e não demonstrou medo. Os mensageiros lançaram o rabino e olharam para ver com que rapidez ele seria devorado. Eles ficaram chocados quando viram os leões em submissão, lambendo seus pés e abanando suas caudas felizmente. O próprio rabino estava orando seu Livro dos Salmos embrulhado em seu Talit e Tefilin.

Os soldados correram para dizer ao rei o que viram e o próprio rei assistiu ao maravilhoso milagre. O rei gritou; “Agora eu sei que há um D'us em Israel”. Ele ordenou tirar o rabino sagrado da cova do leão e o rei implorou ao rabino o perdão por insultar sua santidade. O rei perguntou-lhe como ele poderia ser salvo e o Or HaChaim explicou que, como a razão pela qual ele não fez o ornamento do rei era porque ele estava estudando Torá, a Torá protegia-o e salvou-o.

O rei enviou-o para casa com grande honra e muitos presentes.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Articles

Back to top button